Flávio Murilo Tartuce Silva nasceu em Passos, Minas Gerais, em 19 de março de 1976. É filho de Carlos César Danese Silva, radialista, e Maria Eliana Tartuce Silva, advogada e comerciante e irmão de Fernanda Tartuce Silva, advogada e professora.

Estudou no Colégio Imaculada Conceição de 1981 a 1993, naquela cidade mineira.

Em 1994 ingressou na Faculdade de Direito da USP, onde se bacharelou em 1998.

Cursou pós-graduação lato sensu em Direito Contratual na PUC/SP, obtendo o título de especialista em 2001.

Em 2004 obteve o título de mestre em Direito Civil Comparado pela PUC/SP, sob a orientação da professora Maria Helena Diniz. A dissertação originou sua primeira obra individual: Função Social dos Contratos. Do Código de Defesa do Consumidor ao Novo Código Civil, editada pela Método (2005). A segunda edição da obra foi lançada em maio de 2007, dentro da coleção Professor Rubens Limongi França (Volume 2).

Defendeu doutorado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em novembro de 2010. O título do trabalho foi A TEORIA DO RISCO CONCORRENTE NA RESPONSABILIDADE OBJETIVA.
Foi orientadora da tese a Professora Titular Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka.
Além da orientadora participaram da banca os Professores Alvaro Villaça Azevedo (USP), Nestor Duarte (USP), Gustavo Tepedino (UERJ) e Rosa Maria de Andrade Nery (PUCSP). A tese foi lançada em julho de 2011, com o título Responsabilidade Civil Objetiva e Risco. A teoria do risco concorrente, dentro da coleção Professor Rubens Limongi França (Volume 10).

Atua como professor, autor de obras jurídicas, parecerista, consultor jurídico, advogado e árbitro.

É professor titular permanente do programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) da Faculdade Autônoma de Direito (FADISP-ALFA)

Coordenador e professor dos cursos de pós-graduação em Direito Contratual, Direito Civil e Direito do Consumidor e Direito de Família e das Sucessões da Escola Paulista de Direito (EPD - São Paulo), junto com a professora Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka. É também professor do curso de graduação em Direito oferecido pela mesma instituição, lecionando a matéria Direito Contratual.

É coordenador regente do curso de pós-graduação lato sensu em Advocacia do Direito Negocial e Imobilário da Escola Brasileira de Direito (EBRADI). 

Atua como professor convidado em outros cursos de pós-graduação lato sensu pelo País. 

Professor convidado das Escolas da Magistratura dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco, Sergipe e do TRT da 5ª Região (Bahia), entre outras.

É ainda professor do curso de pós-graduação lato sensu em Direito Civil e Processo Civil  da Escola Superior da Advocacia da OAB/SP, coordenado pelos Professores José Fernando Simão e Willian Santos Ferreira. .

Em cursos preparatórios para concursos públicos, é professor da Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes(LFG-Anhanguera).  

Leciona também nos cursos de pós-graduação oferecido pela Rede LFG-Anhanguera-Uniderp.

Desde 2017, é professor do CPJUR, também em cursos preparatórios para as carreiras jurídicas. 

Foi aluno do curso Direito Civil Constitucional, oferecido à distância pela PUC/MG e coordenado pelo Professor Gustavo Tepedino (junho a dezembro de 2004), sendo integrante do seu grupo de pesquisas.

Participou ativamente da comissão de Obrigações, Contratos e Responsabilidade Civil, na III Jornada de Direito Civil, promovida pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), em dezembro de 2004, com a aprovação de um enunciado. 

Igualmente, participou da IV Jornada de Direito Civil do Conselho da Justiça Federal, ocorrida em outubro de 2006. Nesse evento, além da aprovação de seis enunciados, foi relator na comissão de obrigações e contratos.

Na V Jornada de Direito Civil, de novembro de 2011, atuou como relator da comissão de responsabilidade civil, tendo aprovado três enunciados.  O mesmo ocorreu na VI Jornada de Direito Civil, realizada em 2013. 

Na VII Jornada de Direito Civil, em 2015, mais uma vez participou da mesma comissão, de responsabilidade civil. 

Faz parte do conselho editorial da Revista Científica Intertemas, das Faculdades Integradas Toledo, de Presidente Prudente (SP); da Revista Científica da Escola Paulista de Direito (SP); da Revista Eletrônica Panóptica (www.panoptica.com.br); da Revista Crítica de Direito Notarial e Registral; da Revista Brasileira de Direito Civil Constitucional e Relações de Consumo (Editora Fiúza); da Revista Fórum de Direito Civil, da Revista Brasileira de Direito das Famílias e das Sucessões (IBDFAM) e da Revista Magister de Direito Civil e Processo Civil.

É parecerista da Revista Brasileira de Direito Civil, do IBDCIVIL. .

Ministra cursos na Escola Superior da Advocacia da OAB/SP e na Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), onde é coordenador de cursos na área de Direito Privado. Alguns desses cursos são oferecidos em convênio com a Escola Nacional da Advocacia, do Conselho Federal da OAB.

Participa ainda como palestrante convidado em diversos eventos em todo o País e no exterior.

Coautor, entre outras, das seguintes obras: Questões Controvertidas no Novo Código Civil – Volumes 1, 2, 4, 5, 6 e 7(Método), Constituição Federal – 15 anos (Método), Atualidades Jurídicas 5 (Saraiva), Arte Jurídica - Volumes II e III (Editora Juruá), A Outra Face do Judiciário (Editora Del Rey) - Volumes I e II, Introdução Crítica ao Direito Civil (Editora Forense), Aspectos Processuais do Novo Código Civil (Editora Juspodivm), Direito Registral e Direito Civil (Editora Método), Separação, Divórcio, Partilha e Inventário Extrajudiciais (Editora Método), Código Civil. Análise Doutrinária e Jurisprudencial (Editora Método), Manual de Direito de Família e das Sucessões (Editora Del Rey), Os 20 anos da Constituição Federal da República Federativa do Brasil (Editora Atlas), Novos Direitos (Editora Juruá), Estatuto das Famílis Comentado (Editora Del Rey), Novo Divórcio (Editora Juspodivm).

Coautor do Código Civil Intepretado, coordenado pelos Professores Antonio Cláudio da Costa Machado e Silmara Juny Chinellato (Editora Manole).

É autor de coleção específica de Direito Civil, m seis volumes pela Editora GEN/Forense. 
- Volume 1 - Lei de Introdução e Parte Geral. 
- Volume 2 - Teoria Gerral das Obrigações e Responsabilidade Civil. 
- Volume 3 - Teoria Geral dos Contratos e Contratos em Espécie. 
- Volume 4 - Direito das Coisas. 
- Volume 5 - Direito de Família. 
- Volume 6 - Direito das Sucessões. 

Autor do Manual de Direito Civil. Volume Único, da Editora GEN/Método; uma das obras jurídicas mais vendidas do País. 

Autor do Manual de Direito do Consumidor. Direito material e processual. Volume Ùnico, da Editora GEN/Método (coautoria com Daniel Amorim Assumpção Neves).

Autor do livro O Novo CPC e o Direito Civil, pela Editora GEN/Método. 

Coordenador e coautor da obra Direito Civil. Direito Patrimonial. Direito Existencial, trabalho em homenagem à professora Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka e que congrega artigos de 43 autores brasileiros (Editora Método, 2006).
Coordena ainda as obras Direito Contratual. Temas Atuais e Direito de Família e Sucessões. Temas Atuais, lançadas pela Editora GEN/Método.
Coordena a série monográfica Coleção Professor Rubens Limongi França (Editora Método), em conjunto com a professora Giselda Hironaka. .

Atualizador da obra Princípios Gerais de Direito, do Professor Rubens Limongi França (Editora RT).

Tem vários artigos publicados em sites especializados.

Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), sendo membro da Diretoria Nacional e Vice-Presidente do IBDFAMSP. 

Membro do Instituto Brasileiro de Direito e Defesa do Consumidor (BRASILCON), do Instituto Brasileiro de Direito Civil (IBDCIVIL) e do Instituto Luso-Brasileiro de Direito Comparado (ILBDC).

Membro efetivo do IASP (Instituto dos Advogados de São Paulo).

E-mail: mailto:fftartuce@uol.com.br.
Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/7182705988837779

professor Flávio Tartuce

Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.

Acessos: 3.259.850